Google

Tuesday, July 04, 2006

Questão de carisma

Em um post prévio eu me referi as diferenças entre Valentino Rossi e Michael Schumacher.

Sem querer ser repetitivo (e sendo) sinto-me obrigado a voltar ao assunto.

Fazem poucas semanas que Schumacher promoveu uma das mais polêmicas atitudes de um piloto nos últimos anos, ao estacionar seu carro em uma curva de Mônaco, prejudicando os seus adversários que vinham fazendo voltas rápidas.

Ao final do treino foi possível ouvir uma ovação do público. O alvo era Schumacher e certamente as pessoas não o estavam elogiando...

Neste domingo. Prova da MotoGP. Valentino Rossi larga de 12. e vem galgando posições. Ainda com as seqüelas de seu acidente na semana anterior, Rossi consegue ultrapassar todos menos um adversário e termina a prova em segundo lugar.

Ao final da prova foi possível ouvir uma ovação do público. Ouviam-se claramente os gritos de "Rossi, Rossi". O pobre do Pedrosa que ganhou a prova teve no máximo uns 20% dos aplausos de Valentino no podium.

Porque será que dois multicampeões geram reações tão diferentes?

Alguns dizem que muitos torcem contra Schumacher por estarem cansados de ser sempre ele e a Ferrari que vencem (venciam) tudo. Mas o mesmo se aplica a Rossi. E com ele as pessoas torcem a favor.

Não, as razões tem mais a ver com empatia, carisma, personalidade, caráter. E nestes ítens Valentino dá de 10 a 0 em Michael.

Longos anos Valentino. E continue vencendo.