Google

Friday, September 01, 2006

Um belo campeonato

Não há como negar: o campeonato de F1 deste ano está sendo sensacional.

Depois da arrancada do Alonso no início do ano a Ferrari vem em um crescimento muito forte, tendo dominado as últimas provas.

Para nós brasileiros a melhor novidade foi sem dúvida o Massa. Novidade entre aspas. Desde que ele dominou a F3000 européia que eu venho esperando isto dele. Lá o Felipe mostrou ser um grande piloto.

Seu início foi meio titubeante na F1, mas este ano ele tem mostrado trabalho.

Não vou entrar aqui em considerações sobre a aposentadoria ou não do Schumacher. Já há espaço demais sendo preenchido com isto em toda a parte. Mas o Felipe deve estar dando algumas dores de cabeça para o pessoal da Ferrari.

Voltando ao assunto do campeonato. É difícil especular quem vai vencer neste momento. Mas estou apostando no Alonso. Por vários motivos.

Em primeiro lugar a consistência. Tirando aquele acidente na Hungria, o espanhol chega sempre e bem colocado.

Em segundo lugar a estratégia. Mesmo com um equipamento inferior, a Renault tem sabido aproveitar as oportunidades com uma agilidade de dar inveja ao Ross Brawn. E com isto o Alonso vai ficando alí entre os três primeiros e tornando a vida mais difícil para o Schumacher.

Em terceiro lugar o histórico. O Alonso esteve na frente do alemão durante todo o ano. E faltam apenas quatro provas para o fim. A cada corrida que passa, sobra menos tempo para o Schumacher chegar a ponta.

Em quarto lugar os erros de Schumacher. No início do ano o Stewart disse que o alemão ia acabar se machucando, após o forte acidente que ele sofreu na primeira prova. Tem se visto Schumacher errar bastante. Aliás, errar ele sempre errou, só que tinha uma enorme sorte. Sempre errava em pontos da pista onde a recuperação era possível. Mas agora isto tem sido diferente. Não acho que ele esteja um "pior" piloto, pelo contrário. Acho que ele está "indo com tudo" para recuperar o terreno perdido e correndo mais riscos. Mas esta também é a marca de um campeão, correr riscos.

Enfim, um campeonato emocionante. E com duas belas corridas, que foram as da Hungria e da Turquia. Pelo menos fizeram esquecer a chatice de Barcelona ... Aliás, quando é que alguém vai fazer algo a respeito da curva antes da reta principal de Barcelona ? Será tão difícil assim ?